Buscar
  • WaterAlka

Envelhecer faz parte do processo!

Quem estuda a saúde ainda não chegou a um acordo quanto aos processos biológicos subjacentes ao envelhecimento.


Entre as teorias, destacam-se o conceito de desgaste modelar – com o passar do tempo, os mecanismos de replicação celular tornam-se mais falíveis e começam a surgir os “erros”; a teoria da acumulação de toxinas – o corpo é gradualmente envenenado pela acumulação de substâncias químicas, que vai perdendo a capacidade de expelir convenientemente; e a teoria da falência imunológica – há um declínio progressivo no sistema imunitário, sistema de deteção e destruição de microrganismos e tumores em desenvolvimento.


Deixando as teorias de lado, o que é certo é que o envelhecimento é parte natural da vida e cabe a cada um de nós fazer com que essa parte da jornada seja o mais agradável possível.


Hábitos saudáveis são peça chave para uma vida plena.

Tomar água ao longo do dia, evitar o sol da tarde, consumir alimentos in natura e evitar os ultra processados são algumas maneiras de cuidar bem do teu corpo e mente.


O conceito de qualidade de vida é muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente. 


Por isso, cuidar de si vai além do corpo, se desdobra em todas suas atitudes, pensamentos e ações. É a garantia de uma vida sadia e serena!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo